top of page

O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

 

 

      O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é uma Unidade de Conservação administrada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Parque é dividido em duas partes: a Parte Alta (região montanhosa, concentrando as principais formações rochosas da região, caracterizada pela vegetação de campos de altitude) e a Parte Baixa (região serrana de Mata Atlântica, abrigando a administração do Parque e as propriedades particulares).

 

      A Parte Alta, também designada como Planalto do Itatiaia, tem nos montanhistas e caminhantes a maior fonte de visitação. Suas principais atrações encontram-se acima dos 2.000 metros de altitude. Nessa parte estão localizados os melhores pontos de escalada da região: as Agulhas Negras, as Prateleiras, o Morro do Couto, a Pedra do Altar, a Asa de Hermes, a Pedra Assentada, a Pedra do Camelo, a Pedra da Maça, a Pedra da Tartaruga, entre outros. O período que vai de meados de abril até o final de setembro é a época mais propícia à pratica do montanhismo na Parte Alta, visto que a pluviosidade cai bastante, deixando o clima seco e frio.

 

       A Parte Baixa é a que recebe o maior número de visitantes, que procuram o Parque durante todos os meses do ano. Sua altitude varia dos 800 aos quase 1.700 metros. Estão localizados nessa parte a Sede Administrativa, o Núcleo de Vigilância e Fiscalização, o Centro de Visitantes com o Museu Regional da Flora e da Fauna, a Biblioteca, a Pedra de Fundação, as cinco cachoeiras (Lago Azul, Poranga, Maromba, Itaporani e Véu de Noiva), os Três Picos e o Último Adeus. As atrações abrangem, escaladas, caminhadas, passeios na mata, banhos de rio, contato direto com animais silvestres como macacos, esquilos, preás, pássaros de todos os tipos, etc., além das atividades no Museu do Parque.

bottom of page