top of page

A IDEIA DO GUIA

        A região de Itatiaia, um dos locais mais belos e tradicionais do montanhismo brasileiro, foi abençoada por Deus com inúmeras belezas naturais e montanhas fantásticas. Cortada pela Serra da Mantiqueira, a região é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda existentes no país. Além disso, é também onde está situado o primeiro parque nacional brasileiro: o Parque Nacional do Itatiaia, um dos locais mais propícios à prática dos esportes de montanha e das atividades relacionadas à natureza.

 

         Os primeiros registros de atividades relacionadas ao montanhismo na região de Itatiaia remontam ao século XIX, quando a principal montanha da região, o Pico das Agulhas Negras, era considerada a maior montanha do Império Brasileiro. Quando José Franklin Massena, morador da antiga Vila de Aiuruoca, partiu em uma expedição científica ao Planalto de Itatiaia em 1858, a fim de efetuar medições do ponto culminante do Brasil, fixou também o marco inicial para o montanhismo na região de Itatiaia e, talvez, no país. Desde então, passaram-se mais de 155 anos de muitas conquistas e histórias que foram cuidadosa e detalhadamente registradas no guia de escaladas da região, o “Guia da Região de Itatiaia – Escaladas e Montanhismo – 1ª Edição”.

 

       Atualmente, opções aos montanhistas são o que não faltam. Além de um guia completo para melhor orientação de todos, a região possui quase 400 vias de escalada e montanhismo de todos os tamanhos, gostos e estilos, localizadas em mais de 30 grandes formações rochosas, fora milhares de outras pequenas formações e belíssimos locais acessíveis por caminhadas. Se apenas se aventurar por tantos destinos diferentes em Itatiaia parece tarefa interminável, imagine registrar tudo isso em apenas um livro com pouco mais de 300 páginas.

 

        Os autores do Guia, Júlio Spanner e Igor Spanner, pai e filho, contam que foram mais de três anos de um árduo trabalho de levantamento e repetição das vias de escalada e montanhismo da região, na tentativa de elaborar um guia que fornecesse informações precisas e claras a qualquer pessoa que queira escalar em Itatiaia, conhecedora ou não do local, além de realizar um bom resgate histórico de todas as vias.

 

        Segundo os autores, a ideia da elaboração de um guia de escaladas completo surgiu quando eles viram que a história das vias e do montanhismo na região estava aos poucos se perdendo. Além disso, a falta de informações sobre as vias e montanhas estava, a cada ano, ocasionando uma baixa frequência de montanhistas na região, que se restringiam a apenas realizar as vias normais das duas principais montanhas do Planalto do Itatiaia, as Agulhas Negras e as Prateleiras. Assim, inspirados pelos bons guias de escaladas de outras regiões do país, os autores decidiram, dessa forma, dar sua pequena contribuição para sua região e para o montanhismo brasileiro.

 

        Ressaltam ainda que a publicação do Guia foi uma tarefa mais difícil do que imaginaram. Quanto mais pesquisavam, mais detalhes apareciam, mais informações surgiam, mais vias eram descobertas, mais histórias eram ouvidas, de modo que sempre o trabalho foi ficando cada vez melhor, maior e mais complexo. Além disso, a grande quantidade de vias, a distância entre as montanhas, a falta de informações, a dificuldade de acesso e os poucos registros de repetição das vias, associados à falta de incentivos financeiros para custear a produção do livro, foram os maiores desafios enfrentados pelos autores que, de forma independente, lançaram a publicação no final do ano de 2012, torcendo para que todos gostem do Guia e que ele ajude a proporcionar belas novas aventuras em Itatiaia.

bottom of page