top of page

O MÍNIMO IMPACTO E OS PARQUES NACIONAIS

      O Parque Nacional do Itatiaia é uma Unidade de Conservação e possui regras gerais e específicas de visitação. Seja um montanhista ou visitante consciente e respeite essas regras. Observe o horário de funcionamento e visitação do Parque, colabore com a fiscalização e procure se informar junto à Administração do Parque acerca das regras e eventuais restrições do local que você deseja visitar. Coloque o lixo nas lixeiras ou leve-o para fora do Parque. Não enterre o lixo ainda que seja biodegradável. O lixo pode trazer danos à natureza e contaminar animais e o solo. Procure utilizar os sanitários disponíveis. Em caso de necessidade extrema, afaste-se de qualquer nascente ou curso d’água para realizar suas necessidades fisiológicas.

 

      Use som em baixo volume e não grite, não buzine, nem use instrumentos musicais ruidosos. Não é permitida a coleta de frutos, flores, plantas, animais ou pedras. Não leve animais domésticos para o Parque. Não trafegue em velocidade elevada no Parque.

 

     Planeje sua visita ou excursão. A hospedagem nos abrigos e camping do Parque, bem como a realização das travessias (com ou sem pernoite) somente são permitidas mediante agendamento e autorização da Administração do Parque. Nunca faça fogueiras e seja cortês com os outros visitantes, moradores e funcionários do Parque.

 

     Recomenda-se sempre a observância aos princípios e práticas de mínimo impacto, a fim de garantir uma atitude positiva em relação ao uso público em áreas naturais e em Unidades de Conservação. Sugerimos a leitura dos diversos documentos disponíveis na internet nas páginas da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), das federações de montanhismo dos estados, dos clubes de montanhismo, do próprio Parque e, em especial, do programa “Pega Leve!”.

bottom of page